×

Cupuaçu: promissor fruto da biodiversidade brasileira para o mercado de cosméticos mundial

O “Cupuaçuzeiro” (Theobroma grandiflorum) é uma das mais importantes árvores frutíferas da Amazônia Brasileira, e seu fruto é amplamente aprovado nos mercados nacional e internacional, com potencial econômico para industrialização e comercialização.


A Manteiga de Cupuaçu
Produzida pela CitroBio é obtida a partir da semente do fruto. Toda a cadeia de valor na produção da manteiga, desde a extração do fruto até o processamento, tem impacto direto no produto final. Produzida de maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente nativo, oferecemos ao mercado uma manteiga que mantém garantida todas as propriedades de interesse e que ainda gera renda e melhora na qualidade de vida aos produtores locais.

A manteiga de cupuaçu é um lipídeo composto por triglicerídeos, cuja estrutura é uma composição equilibrada entre ácidos graxos saturados e insaturados, o que confere ao produto um baixo ponto de fusão (aproximadamente 30°C) e aspecto de um sólido macio que funde rapidamente ao entrar em contato com a pele.


Potencial substituto à Lanolina de origem animal
A manteiga de cupuaçu possui diversas vantagens! Entre elas estão seus triglicerídeos, que apresentam excelente capacidade de absorção de água (estabiliza emulsões e auxilia nas propriedades de hidratação). Um dado interessante é que o potencial de absorção de água desta manteiga pode chegar a 240%, superior ao da lanolina e de alguns esteroides animais e vegetais mais comuns para este fim.

Devido a isto, a manteiga de cupuaçu pode ser utilizada como pomada para proteção de rachaduras e fissuras na pele, emulsões pós-barba e máscaras capilares.


Propriedades potenciais antipoluição e antienvelhecimento para cabelo e pele
Devido as propriedades emoliente, hidratante e cicatrizante da manteiga de cupuaçu, ela é capaz de reduzir consideravelmente o processo de desidratação e envelhecimento da pele bem como tratar dermatites e ulcerações.

A manteiga de cupuaçu da CitroBio é um ativo excelente para shampoos para cabelos secos quebradiços e quimicamente tratados, cremes para queimaduras e tratamento de dermatites, loção para as mãos e pés, batons e lipsticks hidratantes, desodorantes cremosos, além de produtos infantis e anti-idade. 


Mercado Global e Aplicações
Somente no período entre 2019 e 2022, mais de 1100 produtos foram lançados mundialmente utilizando a Manteiga de Cupuaçu. Encontrado em todas as regiões do mundo, há uma predominância na Europa e América Latina, com aumentos de 52,38% e 69,35% entre 2019 e o último ano; somente no Oriente Médio e África, este aumento foi de 80%, mostrando seu grande potencial também para a região. Ásia e América do Norte também representam regiões potenciais para oportunidades.

Entre as categorias mais utilizadas, estão produtos para cabelo (shampoo e condicionadores), produtos corporais (nas texturas de creme, manteigas, barras e loção), além de maquiagens e cuidados com as mãos. Os apelos mais comuns incluem desde sustentabilidade e produtos naturais (Botanical/Herbal) até performance (como Moisturising/ Hydrating, Long-Lasting). Uma crescente são produtos além de naturais e sustentáveis, também veganos (Ethical – Animal, Vegan/No Animal Ingredients). Todos estes apelos seguem em alta em diversas categorias, especialmente pós-pandemia, mostrando a consolidação de uma tendência.


Vitrine de Produtos
Estes são somente alguns exemplos das mais diversas aplicações que são possíveis com a Manteiga de Cupuaçu:

Diferenciais da Manteiga de Cupuaçu da CitroBio
Responsabilidade Social: A nossa manteiga de cupuaçu conta com total controle de rastreabilidade. A colheita das sementes ocorre durante a época de chuva, quando a fruta se desprende da planta, de maneira natural, respeitando-se assim o seu tempo de maturação. Os frutos são então selecionados de maneira completamente não agressiva ao meio ambiente.

Qualidade Natural sem processo de refino: As manteigas vegetais produzidas pela CitroBio não são submetidas à etapa de refino.  Seria neste estágio que eles são expostos a elevadas temperaturas, a fim de serem neutralizadas, clarificadas e desodorizadas. Entretanto, esse tipo de técnica degrada aquelas diversas biomoléculas de alto valor nutricional, naturalmente presentes nos óleos e manteigas. Já no processo de obtenção via prensagem a frio, utilizada pela CitroBio, são preservados seus compostos naturais e garantidas as suas propriedades, uma vez que não passam pelo estresse térmico do refino.

Qualidade garantida de Pureza: Além disso, a empresa não realiza nenhum tipo de mistura (blend) para adulteração das manteigas que produz, uma vez que, os óleos usados para este fim não possuem nenhum benefício nutricional ou algum valor que possa ser agregado em um cosmético final. Assim, os produtos vegetais oferecidos pela CitroBio mantêm também conservados os seus aspectos naturais, tais como cor e odor característicos, forma física e concentração real das substâncias de interesse.

A CitroBio preocupa-se com o futuro e bem-estar dos seus colaboradores. Por isso, utiliza-se de conhecimento e cultura locais aliada com técnicas modernas e de alto padrão de qualidade para obtenção de seus insumos e distribuição para todas as regiões do mundo. A empresa tem o compromisso de apoiar projetos e iniciativas sociais nas comunidades próximas à produção dos seus insumos vegetais, dando suporte a diversas atividades relacionadas às áreas de Saúde, Educação, Esporte e Meio Ambiente.


BÔNUS FORMULADOR
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a manteiga de cupuaçu da CitroBio, que tal também descobrir na prática como essa manteiga performa nas formulações?

Selecionamos para você duas fórmulas em diferentes texturas e formatos com a nossa manteiga, venha formular com a gente!

CUIDADO DE MÃE
Pomada restauradora contra assaduras.

Fórmula Pomada restauradora contra assaduras

Esta formulação foi desenvolvida para cuidar da mamãe e do bebê ao mesmo tempo: livre de assaduras, o bebê está preparado para receber todo o carinho das mãos hidratadas e regeneradas da mamãe! Formulada com o ÓLEO DE BABAÇU, esta formulação diz adeus à irritação, além de uma penetração profunda dos ativos, garantindo atividade verdadeira com a suavidade que o bebê precisa. Além disso, a MANTEIGA DE CUPUAÇU desta pomada faz com que ela tenha o deslizamento perfeito e absorção instantânea, sem deixar manchas na pele ou roupas. O CITRUE BISABOLOL é a marca da Citróleo no bem-estar de mãe e filho, garantindo ação calmante e protegendo de microrganismos danosos. Por fim, a CITRO UCUUBA, repara todas as camadas da epiderme, restaurando o estrato córneo e estimulando a proliferação das células que o compõem.

Procedimento:

  • Pesar a fase A e aquecer;
  • Pesar a fase B e aquecer;
  • Verter a fase A na fase B sob agitador;
  • Adicionar C quando a mistura atingir 40°C;
  • Adicionar a fase D;
  • Depositar em recipiente adequado.

Como usar: Aplicar nas assaduras e espalhar gentilmente.

OH HONEY HONEY!
Balm Labial

CTR_fotos_formulasFoto 2

Cuidado diário essencial e especial para os lábios, livre de lanolina. A estrela desse bálsamo é nossa nutritiva MANTEIGA DE CUPUAÇU, uma fruta amazônica rica em vitaminas e fitoesteróis. Repara a secura e restaura a elasticidade natural da pele. Associado ao nosso ÓLEO DE MACADÂMIA, livre de OGM, a maior fonte natural de ômega 7, previne o envelhecimento precoce e devolve o brilho natural. E para completar a combinação, nosso desejável ÓLEO DE BABAÇU, feito de forma sustentável, proveniente de sementes artesanais colhidas por mulheres-quebradeiras do sertão maranhense, que além da hidratação instantânea, agrega um efeito cicatrizante e hidratante.

Procedimento:

  • Aquecer todos os ingredientes a 80°C e homogeneizar;
  • Depositar em uma forma para completar a solidificação.

Como usar: Deslize generosamente sob o lábio limpo e seco a qualquer momento que você sentir necessidade de hidratação instantânea. Tonalização discreta e natural sem tintura artificial. Garante maior absorção para qualquer batom.