×

CitroTalks – Certificação empresarial: não basta falar, é preciso fazer!

Vivemos em um mundo onde a tecnologia e a informação têm transformado a vida das empresas e das pessoas. Podemos ver que os consumidores estão cada vez mais exigentes com os produtos e marcas que eles consomem, impondo requisitos consideráveis na hora de efetivar a sua compra.

É orgânico? É Halal? É Cruelty Free? O manejo é sustentável? Qual é a origem? Na cadeia produtiva existe trabalho escravo e infantil? …

Desde 2018 quando comecei a ter contato com as certificações do Grupo Citróleo, eu entendi que não basta falar, é preciso fazer!

Estar em conformidade com as normas estabelecidas pelos órgãos nacionais e internacionais é ir além de um certificado. É mostrar para o cliente que o meu produto é de qualidade porque existe todo um cuidado que começa lá do campo para atender os requisitos da matéria-prima que ele deseja. É comprovar que o produto é orgânico pois existe um plantio e manejo diferenciado para que ele seja considerado como tal. Ou ainda, é adequar a empresa e o processo produtivo para atender as leis islâmicas.

Esses são apenas alguns exemplos do cotidiano do Grupo Citróleo. Mas como analista posso dizer que quando vamos além do certificado é que vemos o resultado. As certificações permitem uma visão estratégica e limpa do negócio, mantêm a qualidade constante do produto, permitem analisar os riscos e oportunidades, fazer melhorias contínuas e melhor, criar um diferencial competitivo frente aos concorrentes.

Ter e manter uma certificação não é fácil! É um trabalho gradual que exige paciência e disciplina. Mas no final é satisfatório quando o cliente confia no produto que está comprando pois sabe que a empresa atende suas expectativas.

E falando em expectativas, ser certificado em um mundo globalizado é inovar, é mostrar para o consumidor além do que ele espera.

E o Grupo Citróleo não para! Logo tem certificação nova vindo por aí.

 

Marilia Paschoalotti Martinelli
Analista de Assuntos Regulatórios e Qualidade