Idioma:

Sustentabilidade

Home / Sustentabilidade

Sustentabilidade na produção do alpha bisabolol natural

A sustentabilidade é o nosso negócio!

A Candeia (Eremanthus erythropappus) é uma espécie nativa do Brasil, com ocorrência natural concentrada principalmente na Serra da Mantiqueira e Serra do Espinhaço, no Estado de Minas Gerais. O óleo essencial extraído a partir desta madeira é rico em (-) α bisabolol, amplamente utilizado pelas indústrias cosméticas e farmacêuticas, devido às suas bem conhecidas propriedades anti-inflamatórias.

Através de técnicas de manejo adequadas, é possível explorar este recurso natural de acordo com práticas sustentáveis. No Brasil, graças a uma pesquisa financiada pela CITRÓLEO e CNPq, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) definiu as abordagens ideais para a conservação das florestas naturais de candeia, que colaboraram para a criação de uma legislação exclusiva, estabelecendo as condições de manejo sustentável para esta espécie.

 

Bisabolol Citróleo

 

Além disso, assumindo o compromisso de sustentabilidade, a Citróleo iniciou em 2002 um programa de plantio de candeia, investindo grandes somas na preparação de viveiros e cultivo da planta. Este trabalho que vem sendo desenvolvido até hoje, inclui a produção e distribuição de mais de 100.000 mudas de candeia por ano, e é conduzido na fazenda CITRÓLEO em Baependi – Minas Gerais, onde também são desenvolvidas pesquisas experimentais em parceria com a UFLA, focando à melhoria contínua e o desenvolvimento da qualidade da planta e o seu estabelecimento após o plantio.

Atualmente a Citróleo, conta com mais um milhão de mudas plantadas, o que garante a sua sustentabilidade na produção do alpha bisabolol. Desde o princípio, a Citróleo tem como objetivo, garantir a existência do produto no futuro, e como fruto deste trabalho de sucesso, a árvore candeia nunca figurou na lista de espécies de plantas ameaçadas de extinção.

 

Projetos financiados pela CITRÓLEO:

“Crescimento e produção da candeia em plantio sujeito a diferentes espaçamentos e podas”
“Tamanho e forma de parcelas experimentais para Eremanthus Erythropappus”
“O Manejo da Candeia Nativa”
“O Manejo de Plantações de Candeia”
“Manejo Sustentável da Candeia”

Veja a certificação FSC® para o manejo sustentável da Candeia