Idioma:

Buriti a árvore da vida

Home / Buriti a árvore da vida

Buriti a árvore da vida

A palavra buriti tem origem no tupi-guarani mbiriti, que significa “Natural da vida”. É uma planta nativa do Brasil abundante na planície amazônica e um indicativo de que, onde ela está, há água por perto.

A planta atende também como necessidades do ser humano (saúde, alimentação, habitação, medicina, etc.). A folhas são destinadas a cobrir casas, fazer setas e bijuterias (fonte de renda extra para uma comunidade ali presente). Das espigas, é possível extrair um líquido que se faz vinho.

Da polpa podem ser produzidos, sorvetes, licores  e também o óleo, rico em beta-caroteno, principal fonte pró-vitamina-A encontrada no reino vegetal, com alto valor para as indústrias de cosméticos.

 

 

Devido a sua capacidade de absorver radiações na faixa de luz visível e ultravioleta, é um excelente protetor solar natural e potencializador de filtros solares . É indicado para produtos, cremes para peles sensíveis, produtos anti idade, produtos solares e pós-solares; Óleos e condicionadores capilares e óleos corporais.

Representa um importante papel econômico/social e uma fonte de geração de renda para a região.

A Citróleo oferece o óleo desta planta, e apoia o extrativismo de forma sustentável. Visando facilitar o processo e maximizar a produção do óleo, a Citróleo fornece equipamentos para as comunidades (São Raimundo). Além disso fornece treinamentos de boas práticas e conscientização para a proteção da planta e manutenção da terra.

Abrace essa causa:

A melhor maneira de preservar o meio ambiente é manter uma comunidade ali presente. O incentivo à comunidade permanecer no campo, além de valorizar uma riqueza do patrimônio ecológico local, contribuir para sua preservação. Começa ali o cuidado, pois é dali que a Comunidade Tem o sustento. “