Idioma:

Manteiga de Murumuru: indispensável na hidratação e nutrição para personal care

Home / Manteiga de Murumuru: indispensável na hidratação e nutrição para personal care

Manteiga de Murumuru: indispensável na hidratação e nutrição para personal care

A manteiga de murumuru é obtida do murumuruzeiro (Astrocaryum murumuru), uma palmeira encontrada em toda a região amazônica, principalmente nas redondezas do Rio Amazonas e seus afluentes. Por ano, são produzidos em média 4 cachos de frutos, onde, em cada cacho, podem ser encontrados em média 300 frutos. E são nas sementes desse fruto que encontramos o ouro amazônico, uma manteiga multifuncional altamente eficaz, nutritiva e emoliente, produzida pela Citróleo por meio da prensagem a frio.

A manteiga de murumuru tem a grande vantagem de possuir baixa acidez. Devido à grande quantidade de ácidos graxos saturados, como o láurico (C12:0) e mirístico (C14:0), esta manteiga tem uma consistência única. Ela ainda se mistura muito bem com outros óleos que derretem à temperatura mais baixa.

Assim como o ácido oleico, o ácido láurico facilita a penetração de ativos na pele e no couro cabeludo. Além disso, ele é precursor de um consagrado antimicrobiano, a monolaurina. Isso explica o fato da manteiga de murumuru ser muito resistente à rancidez. Então, juntamente com as suas propriedades antimicrobianas, a manteiga de murumuru é reconhecidamente uma fonte de vitaminas A e E, além de cálcio, fósforo e ferro.

Devido a sua alta concentração de ácido láurico a manteiga de murumuru pode substituir o silicone mineral perfeitamente em formulações para produtos de pele e batons, além da ação condicionante em cabelos. A grande vantagem é que a manteiga de murumuru promove hidratação intensa, sem obstruir os poros da pele e ainda garante toda a nutrição necessária para manter os cabelos e pele saudáveis.

Nos cabelos, a manteiga de murumuru, trata os fios ressecados e quebradiços de maneira duradoura, pois tem o poder de formar uma barreira de proteção contra a ação de agentes externos. Isto é devido a sua proporção balanceada entre os ácidos graxos láurico e mirístico, resultando em cabelos macios, sem volume e frizz.

Na pele, a manteiga de murumuru atua na manutenção da barreira lipídica, uma vez que é rapidamente absorvida. Ela pode inclusive ser diretamente aplicada na pele, seja ela ressecada, seca ou mista, promovendo hidratação, nutrição e proteção. Desse modo, ela protege a pele contra fatores externos oxidativos formando um filme protetor tal qual o silicone, mas com a vantagem de não prejudicar a troca de lipídios ou obstruir os poros da pele.

Fica fácil então entender a grande procura por produtos derivados da manteiga de murumuru: ela é versátil; atua desde a raiz dos fios até o alinhamento, sendo muito utilizada em cabelos afro, cacheados e crespos. Ela atua na pele, reavivando a umidade natural e protegendo contra as agressões do dia a dia. Além disso, a manteiga está presente nas maquiagens, conferindo mais que consistência, nutrição, brilho e maciez.

Abrace essa causa:

“A melhor maneira de preservar o meio ambiente é manter uma comunidade ali presente. O incentivo à comunidade permanecer no campo, além de valorizar uma riqueza do patrimônio ecológico local, contribui para sua preservação. Começa ali o cuidado, pois é dali que a Comunidade Tem o sustento”.