Idioma:

Green Cocoamphoacetate B Solução natural, segura e eficaz para uma nova tendência de surfactantes

Home / Green Cocoamphoacetate B Solução natural, segura e eficaz para uma nova tendência de surfactantes

Green Cocoamphoacetate B Solução natural, segura e eficaz para uma nova tendência de surfactantes

Um tema muito importante e recorrente no mercado da beleza é a segurança dos produtos cosméticos. Dentro do novo mercado consumidor que se atualiza, tem informações rápidas e conhece os produtos que utiliza, há uma crescente demanda por ingredientes seguros e sem efeitos adversos.

Uma recente pesquisa realizada pela Academia Americana de Dermatologia, exibida pela Mintel, mostra que 45% dos pais de crianças de 0 a 4 anos que compram produtos de beleza e higiene pessoal concordam que é difícil saber o que é seguro para seus filhos. Com isso, os fornecedores de matérias primas utilizam-se das recentes inovações tecnológicas para produzir ingredientes seguros, eficazes e cada vez mais naturais. Mas, mais do que isso, é necessário transparência e tradição para entregar a verdadeira beleza clean.

A importância de todo esse esforço envolve mais que a obtenção de um bom produto; representa o respeito da empresa aos consumidores que buscam por práticas éticas e conscientes. E exemplos não faltam:  de acordo com a Nielsen (2015) 45% dos consumidores preferem marcas com responsabilidade ambiental e social. Já 65% da geração Z, que compreende a faixa de consumidores entre 15 e 30 anos, quer saber a procedência do produto que pretende comprar. Além disso, 70% dos consumidores globais apoiam o fim de testes em animais (ABHIPEC, 2019).

Neste cenário, a Citróleo se destaca pelo uso sustentável da biodiversidade brasileira, aliando conhecimento e tecnologia para produção de surfactantes de origem natural e seguros. Então, de maneira pioneira no mercado nacional, a empresa lançou uma nova linha de produtos que agrega a riqueza da natureza amazônica à mais alta tecnologia aplicada em cosméticos, a linha CitroTech. Essa linha compreende surfactantes de origem natural, provenientes de fontes vegetais totalmente rastreáveis, que preservam as características únicas e especiais de seus produtos originais.

O mais recente lançamento desta linha é o Green Cocoamphoacetate B, um surfactante anfótero desenvolvido a partir do óleo não refinado de babaçu, com característica principal de ser mais suave e gentil à pele e couro cabeludo. O processo inovador de obtenção deste produto mantém preservada a pureza e os nutrientes originais do fruto e sua cadeia produtiva sustentável permite ainda total rastreabilidade.

O Green Cocoamphoactetate B (INCI Name: Sodium Babassuamphoacetate), COSMOS Approved, é rico em triglicerídios de cadeias médias e longas. Assim, toda a cadeia de ácidos graxos do óleo de babaçu compõe o surfactante, tornando-o naturalmente mais viscoso, com sensorial agradável e toque final emoliente. Como premissa da linha CitroTech, o Green Cocoamphoactate B é 100% livre do óleo de palma e exibe resultados fantásticos e superiores ao regular do mercado.

Sua ação co-surfactante suave entrega a performance de maneira não agressiva e, em meio ácido, auxilia no poder condicionante da formulação, reduzindo o teor de amônio quaternário necessário. Isso garante ao formulador o uso de ingredientes menos irritantes na formulação. Ainda, a diminuição da lista de ingredientes faz com que haja menos descarte de contaminantes emergentes no meio ambiente, completando o ciclo de preservação e preocupação ambiental.Figura 1. Avaliação do potencial condicionante do Green Cocoamphoacetate B frente ao produto convencional feito com o óleo de palma.

Mas a grande experiência trazida pelo Green Cocoamphoacetate B é o ganho em custo benefício. Com relação aos surfactantes feitos a partir do óleo de palma refinado, o ingrediente da Citróleo tem melhor performance, garante formação de espuma mais estável e mais cremosa e ainda diminui o custo da formulação!

Figura 2. Ação superior do Green Cocoamphoacetate B com 50% menos produto em relação ao Sodium Cocoamphoacetate derivado do óleo de palma

Um simples teste mostra como é incrível a ação do produto: uma solução com 10% de Green Cocoamphoacetate B sob agitação por 2,5 minutos produz uma espuma mais cremosa, encorpada e estável que a mesma solução, porém com 20% do similar de mercado feito com óleo de palma. Assim, além de ser mais viscoso, fácil de incorporar e compatível com uma ampla gama de surfactantes, o uso de Green Cocoamphoacetate B auxilia na diminuição da irritabilidade; sinergicamente, esse co-surfactante diminui a agressividade de surfactantes iônicos sulfatados e assegura menor uso de tensoativos na formulação.

O Green Cocoamphoacetate B pode ser utilizado em produtos de limpeza dos cabelos e corpo, como sabonetes líquidos e em barra, shampoos para cabelo e corpo infantis, incluindo formulações mais suaves, sem a presença de sulfatos. Pode ser incorporado também em produtos para limpeza facial, tais como espumas de barbear e tônicos demaquilantes. Além disso, o Green Cocoamphoacetate B têm toque delicado e é ideal para formulações de limpeza que exigem suavidade. Sua ação gentil também diminui o efeito rebote, uma vez que todas as propriedades do óleo de babaçu são conservadas.

Como mostra uma pesquisa realizada pela Euromonitor International em 2016 com consumidores ao redor de todo o mundo, 53% acreditavam fortemente que poderiam fazer diferença para o planeta por meio de suas escolhas e ações. E é pautada nesta força e esperança de mudança de hábitos e atitudes que a Citróleo move seus esforços. Pelo respeito da empresa à segurança no mercado cosmético, ao consumidor e ao meio ambiente.