Idioma:

AlphaComplete Hair: Completo para tratamentos em cuidados com o couro cabeludo e ação anti-caspa

Home / AlphaComplete Hair: Completo para tratamentos em cuidados com o couro cabeludo e ação anti-caspa

AlphaComplete Hair: Completo para tratamentos em cuidados com o couro cabeludo e ação anti-caspa

O investimento em produtos de beleza muitas vezes vai além de manter uma boa aparência, por vezes, os cosméticos são fortes aliados em tratamentos que garantam a melhora da saúde, tanto da pele quanto dos cabelos. Um dos grandes exemplos são os produtos destinados para o combate a caspa, coceira e a oleosidade do couro cabeludo. Este tipo de produto garante não somente o tratamento necessário para esta situação, quanto o aumento do bem-estar de quem o consome.

De olho neste mercado, diversas alternativas podem ser encontradas. No entanto, se tratando de uma região delicada, o couro cabeludo, já com alguns danos, seja a descamação ou reações inflamatórias, a decisão sobre qual princípio ativo utilizar deve ser feita de maneira cautelosa. Caso contrário, problemas laterais podem surgir, como alergias, ressecamento, vermelhidão, entre outros.

Algumas possíveis terapias incluem piritionato de zinco, sulfeto de selênio, azóis, alilaminas, benzilaminas, hidroxipiridonas, entre outros. O interessante sobre esses métodos é que todos eles são baseados na atividade antimicrobiana dos compostos, que podem ser estendidos para outros ativos, que podem fornecer uma solução mais completa e natural.

O óleo de melaleuca, por exemplo, pode ser um agente tópico alternativo adequado, com concentração inibitória mínima, ou seja, suscetibilidades in vitro de leveduras causadoras da caspa, variando de 0,03 a 0,12 (por volume óleo de melaleuca), maior do que alguns imidazóis, como miconazol e econazol.

Um outro estudo mostrou que o óleo de melaleuca foi eficaz (in vivo e in vitro) como um ingrediente antifúngico no tratamento da dermatite seborréica, aplicado em xampu com 5% do óleo essencial, bem tolerado pelos pacientes. No entanto, um composto anti-inflamatório deve ser necessário para conduzir um tratamento completo.

O AlphaComplete Hair foi desenvolvido com base na sinergia da combinação de ingredientes naturais, ricos em propriedades antimicrobianas, visando à redução de processos inflamatórios e da produção de sebo, promovendo renovação celular e combate à infecção causada por microrganismos.

Suas atividades antibacterianas, antissépticas e antifúngicas são atribuídas à presença de terpinen-4-ol e α-terpineol. O mecanismo bactericida desses componentes é o comprometimento da integridade da parede celular dos microrganismos e o escape resultante dos constituintes citoplasmáticos, metabólicos e íons. Isso resulta na inibição da respiração, tornando a célula bacteriana incapaz de manter sua homeostase e permanecer viva.

O Citrue Bisabolol presente no AlphaComplete Hair atua na inibição da lipoxigenase e ciclooxigenase, bloqueando a biossíntese de leucotrienos e prostaglandinas, que são importantes mediadores químicos da inflamação, levando a formas de ação anti-inflamatórias.

Os benefícios do AlphaComplete Hair no tratamento do cabelo incluem a erradicação de microrganismos, irritação, inflamação e oleosidade excessiva, a fim de limpar e lavar o folículo para que a caspa possa ser eliminada. Isso proporciona um resultado mais completo, impulsionando o tratamento contra doenças do couro cabeludo.

Testes clínicos mostram que o AlphaComplete Hair foi eficaz para reduzir a descamação do couro cabeludo dos voluntários. Neste teste, 33 participantes (mulheres e homens) foram orientados a usar um shampoo com base neutra, contendo 2% de AlphaComplete Hair, como único princípio ativo. Os voluntários utilizaram o shampoo por pelo menos três vezes por semana, durante 21 dias.

Uma voluntária de 18 anos apresentou uma melhora de 68% na caspa, o que pode ser verificado na figura 1, enquanto a média de todos os participantes foi de quase 30%.

 

Figura 1. Avaliação da eficácia anti-caspa do AlphaComplete Hair por análise de imagem
(contagem das escamas destacadas em vermelho).

Os excelentes resultados desta alternativa 100% natural para o tratamento do couro cabeludo também podem ser verificados na Apreciabilidade Cosmética, ou seja, no indicador de compra deste produto: 85% dos participantes avaliados gostaram e comprariam o produto, enquanto 70% consideraram o produto eficaz para reduzir a oleosidade do couro cabeludo. Isso mostra mais um espectro de atuação do produto: capaz não somente de tratar um problema já instaurado, o AlphaComplete Hair previne o reaparecimento da caspa controlando a oleosidade excessiva do couro cabeludo.

A mesma pesquisa ainda indicou que 73% consideraram o produto eficaz para aliviar a coceira no couro cabeludo, amenizando o desconforto causado pela dermatite e 58% consideraram o produto eficaz para reduzir a caspa. E o melhor, a sinergia entre os ingredientes garante menor concentração de ativos na formulação final, com a mesma eficácia.

Referências

Gupta et al. Am J Clin Dermatol. 5 (6): 417-422, 2004.

Hammer et al. Antimicrob. Agents Chemother, 44 (2): 467–469, 2000.

Satchell et al. J Am Acad Dermatol. 47(6): 852-855, 2002.

Nenoff et al. Skin Pharmacol. 9(6): 388-394, 1996.