Idioma:

Eco Scrub Murumuru: esfoliante natural.

Home / Eco Scrub Murumuru: esfoliante natural.

Eco Scrub Murumuru: esfoliante natural.

Uma alternativa biodegradável às microesferas sintéticas

O uso de plantas para fins farmacêuticos e cosméticos é tão antigo quanto a própria humanidade; está já foi a principal fonte e base de toda cosmetologia, antes da descoberta de métodos como a síntese de substâncias similares. Contudo, mesmo na substituição de fontes animais, os sintéticos químicos nem sempre desempenham bem essa função. Por outro lado, o potencial do mercado de óleos e manteigas vegetais cresce a cada ano, influenciado principalmente pela conscientização do mercado consumidor que vê nessa matéria prima uma solução sustentável e eficiente.

Neste sentido, observa-se uma demanda por ingredientes capazes de oferecer um benefício maior do que somente a proposta do produto cosmético, de modo que agora o mercado consumidor está mais atento ao que se consome. Toda a cadeia produtiva é agora avaliada, e a decisão pela compra estará também pautada em outros aspectos, como possíveis resíduos gerados, o correto descarte, além do posicionamento ético dos fornecedores.

Destino nobre para resíduos industriais

Outra importante consideração dentro deste cenário é o aumento de produtos obtidos a partir de resíduos gerados por outras atividades de produção. Com esta perspectiva, a manteiga de murumuru, um dos consagrados produtos amazônicos com uso irrestrito no mercado da beleza gera uma torta, após a extração da manteiga, com grande potencial de beneficiamento.

Isso porque a manteiga de murumuru tem grande poder emoliente e hidratante, além de ser uma ótima fonte de tocoferóis e tocotrienóis da vitamina E. Essa manteiga é amplamente conhecida devido às suas propriedades nos cabelos, mas na pele sua ação é igualmente incrível. A manteiga de murumuru atua na manutenção da barreira lipídica de proteção contra a perda de água e agentes externos. Todos esses benefícios aumentam a viabilidade de se explorar os resíduos gerados pela obtenção da manteiga, aproveitando toda sua potencialidade.

Então, a partir da micronização da torta de murumuru, a Citróleo lança o Eco Scrub Murumuru. O esfoliante é 100% natural, de modo que nenhum aditivo químico ou conservante é utilizado para sua conservação. O Eco Scrub Murumuru possui coloração natural e tem eficácia na remoção de células mortas, contribuindo para a renovação e o aumento da vitalidade da pele.

O Eco Scrub Murumuru possui uma malha ente 425μm e 250μm, indicando uma flexibilidade no uso, podendo ser formulado em diferentes tipos de cosméticos, incluindo produtos para banho, como géis, manteigas esfoliantes, sabonetes em barra e líquidos, cremes com esfoliação suave, além de loções menos fluidas. As aplicações abrangem itens para o rosto e todo o corpo.

 

Combatendo as microesferas de plásticos – “Beat the Microbead”

Outra grande motivação no desenvolvimento de um produto inovador como o Eco Scrub Murumuru é a recente preocupação com o elevado potencial de impacto negativo que o uso de microesferas de polietileno provoca, especialmente no ecossistema marinho. Uma inciativa que ocorre desde 2012, conhecida como “Beat the Microbead” (na tradução literal, combata as microesferas) objetiva impedir que todo esse material plástico atinja os oceanos.

Inclusive, dentro deste projeto, foi criado um aplicativo no qual consumidores podem indicar quais produtos contém esse tipo de material, para que seja evitada sua compra. O grande problema com as microesferas de plástico é que, no geral, as estações de tratamento de águas residuais não são projetadas para filtrá-las adequadamente, de modo que, elas também contribuem para a montanha de plástico que assola todos os oceanos do mundo.

Os animais marinhos absorvem ou comem microesferas que, passadas ao longo da cadeia alimentar marinha, podem acabar contaminando inclusive os humanos, topo desta cadeia alimentar. Um outro problema observado, é que essas microesferas não são biodegradáveis ​​e uma vez que entram no ambiente marinho, são impossíveis de serem removidas.

De modo a promover uma alternativa sustentável à toda essa montanha de resíduos gerada, o Grupo Citróleo apresenta o Eco Scrub Murumuru, uma verdadeira renovação no mercado de esfoliantes naturais. Ele é obtido a partir de fontes renováveis, não oferece riscos à fauna ou flora, nem aos humanos, é biodegradável (origem 100% natural e sem modificações químicas) e amplamente aprovado no mundo todo.

 

Renovação da pele em um produto 100% natural e sustentável

O Eco Scrub Murumuru provê diretamente um rejuvenescimento natural, a partir da estimulação física dos tecidos epiteliais, dando à pele um agradável toque seco e maciez.  Assim de maneira sinérgica, o poder regenerativo, a esfoliação suave e especial do Eco Scrub Murumuru, promovem um verdadeiro tratamento profundo na pele: estimulam a circulação sanguínea, e removem impurezas e células mortas. Ademais, o Eco Scrub Murumuru é eficaz inclusive no tratamento e prevenção de acne, em peles mais oleosas.

É necessário ressaltar também que todos os produtos do Grupo Citróleo possuem total rastreabilidade e a sustentabilidade é garantida por toda a cadeia de valor, ou seja, desde a escolha das sementes até a venda do produto final. Um destaque que pode ser feito para a colheita dos frutos, que ocorre durante a época de chuva, quando eles naturalmente se desprendem da planta, sendo respeitado o seu tempo de maturação natural.

Deste modo, muitas são as riquezas e benefícios que a Amazônia pode trazer diretamente de suas florestas para as mãos dos consumidores. Sempre inovando e garantindo o bem-estar das futuras gerações, o Grupo Citróleo desenvolveu o exclusivo Eco Scrub Murumuru, um poderoso esfoliante natural, livre de polímeros plásticos, que alia uma destinação nobre de um resíduo industrial (torta de murumuru) aos benefícios de seu produto de origem.