×

Projeto Comunidades

O Grupo Citróleo estimula através de suas ações o impacto socioambiental positivo, atuando de forma ética, com transparência e integridade com todos os seus públicos de relacionamento.

Nossa MISSÃO é transformar, de forma sustentável, matérias-primas da natureza em princípios ativos funcionais, gerando valor para as comunidades, as pessoas e o meio ambiente, conectando assim a biodiversidade com o bem-estar de ser natural por si só.

PROJETO COMUNIDADES NORTE DO PARÁ

O Grupo Citróleo atua junto as comunidades da Região Amazônica sempre estimulando e conscientizando a extração sustentável (não madeireira) e preservação dos recursos naturais, o que possibilitou a abertura de novas parcerias para muitas famílias, passando a fornecer os frutos e sementes da floresta para o mercado em geral.

Para a Citroleo, a melhor maneira de manter a floresta em pé, é incentivar as pessoas a permanecer no campo, e essas ações contribui para a preservação do bioma de uma forma geral, levando a aumento de espécies da flora e fauna nativas da região, além de ser uma oportunidade de renda extra para as famílias.

Um dos exemplos de projeto social que o Grupo Citroleo tem implantado é o fornecimento de estufas para secagem das sementes de Murumuru, em comunidades próximas a sua unidade de negócio, a CitroBio.

Essa ação agregou valor ao produto vendido pelos agroextrativistas, pois agora compramos diretamente as amêndoas do fruto com valor agregado. Com isso, conseguimos aumentar a renda dessas comunidades em 400%, em relação a 2019.

Outro ponto importante para o Grupo é o empoderamento feminino. Na produção da manteiga de ucuúba e o óleo de babaçu, são priorizadas a participação das mulheres da região para a coleta da ucuúba e para a quebra dos cocos babaçu, nesse caso, essas mulheres são conhecidas como as famosas quebradeiras de coco babaçu.

PROJETO COMUNIDADES MINAS GERAIS

O Projeto de Reflorestamento do Grupo Citróleo para a produção da árvore de Candeia, matéria prima para a fabricação do Citrue Bisabolol 100% natural, traz diversos benefícios através de seu plantio sustentável que é aplicado nas áreas próprias do Grupo Citróleo, bem como em áreas de parceria florestal com os produtores rurais.

Nos últimos 5 anos realizamos o reflorestamento de em torno de 100 hectares com média de 100 mil mudas de candeia por ano. Mais de 1 milhão de mudas de candeia já foram plantadas com essa finalidade.

Um exemplo disso, 80 mil mudas de Candeia foram semeados no final de 2020. 60 mil, foram destinadas para o reflorestamento de 25 hectares de áreas degradadas na região de Baependi, Aiuruoca e Bom Jardim da Serra em Minas Gerais.

As mudas no final do plantio são doadas aos vizinhos. Os investimentos no plantio sustentável têm como objetivo a superação das condições nativas – os avanços no manejo da candeia fazem com que a espécie evolua gradativamente, podendo produzir um volume maior de óleo com a mesma qualidade da candeia nativa. Há também rotação das sementes para variação genética – resultando na formação de matas nativas e recuperação de áreas degradadas.

Esse projeto não é sazonal, ocorre o ano todo e já é uma prática do Grupo Citróleo implantada há muitos anos. Temos orgulho em dizer que graças a essa e outras iniciativas, a Candeia nunca esteve na lista de espécies ameaçadas de extinção.