×

CitroTalks – A importância de uma comunicação ativa e eficiente no comercial

“Quem não se comunica, se trumbica”. Conheci esta célebre frase numa visita escolar ao Museu de Língua Portuguesa em São Paulo e nunca mais me esqueci dela; ela pertence a um grande comunicador, famoso nos anos 70 e 80 no Brasil. O Chacrinha, dentre outros aprendizados, nos deixou um ensinamento extremamente relevante em pleno século 21 (mais de trinta anos após sua morte): quem não se comunica bem está fadado a falhar, cair no esquecimento e, talvez o pior, ser mal interpretado.

Explico. Nesta era da Indústria 5.0, onde o digital ganha mais relevância e tornam-se quase infinitos os meios de comunicação, ter a clareza ao expor as ideias e transmiti-las de forma eficiente é um atributo diferencial para muitas empresas. Não importa sua profissão, sua área de atuação e tampouco sua escolaridade, comunique-se de maneira adequada ao seu público e veja os efeitos rapidamente surgirem nos seus negócios.

Eu tenho 30 anos e minha formação é na área química. Porém desde bem novinha me lembro de gostar de ler e escrever textos. Eu e mais uma prima fazíamos cenas de teatro e chamávamos toda a família para assistir, além de poesias e cartas. Mais tarde na escola, eu sempre me interessei em comunicação: fazia as apresentações de trabalhos e fui a oradora escolhida para os discursos finais no 3° colegial e na faculdade. Acredito que tenho um dom, mas também treinei muito para melhorar estas habilidades.

Esta prática me fez abraçar uma das oportunidades mais incríveis que já recebi na vida: trabalhar bem próximo aos nossos clientes, dentro do Grupo Citróleo. E cada vez mais esta função me mostra que treinar certas aptidões pode acelerar negócios e estabelecer relacionamentos cada vez mais duradouros. E isso tudo, é claro, feito em uma equipe que também se comunique bem entre si, de forma constante e objetiva.

Num momento em que fazemos tanto uso de encontros remotos, transmitir as mensagens de forma clara é uma forma de poupar tempo e ganharmos praticidade. Um ponto que considero essencial também é não ter medo de pedir ajuda e feedbacks, o que nos gera segurança e mitiga falhas.

De forma geral, sempre sinto que tão importante quanto o que você fala é como você fala. E a forma escolhida para passar as mensagens, se feita de forma estratégica, pode ser até mais interessante que o conteúdo em si. Por isso minha mensagem é: Quem não se comunica, se trumbica! E se me é permitido adicionar algo neste poderoso legado, quem não se comunica bem, se trumbica sempre.

 

Rafaella Tomazini Candido
Coordenadora de Desenvolvimento Técnico e de Marketing