×

Clean Beauty, um movimento para simplificar os rótulos

O Clean Beauty

Green, Natural, Orgânico, Vegano… Cada dia mais os consumidores se deparam com novas categorias de produtos para incluir em suas escolhas de compra. O mais novo movimento dentro do mercado da beleza vem aquecendo os lançamentos e aumentando as expectativas de quem deseja fazer consumos mais conscientes (para si e o mundo): o Clean Beauty!

Ainda não existe uma padronização do que significa Clean Beauty, contudo, se o produto ou matéria-prima não possui ingredientes tóxicos e preza pela transparência ao consumidor, então ele já está incluído nesta categoria.

Esse termo em inglês, ainda aberto à ampla interpretação, se refere àqueles produtos que mostram consciência a toda a cadeia de consumo: desde a relação com a natureza, passando pela responsabilidade ética dos fornecedores e se estendendo até a saúde e bem-estar, inclusive dos animais. Isso porque mais do que não tóxicos, os cosméticos desta categoria são extremamente transparentes ao consumidor, com relação à ingredientes e apelos.

 

Como identificar produtos clean?

Muitas vezes, escondidos nos rótulos, estão conservantes relacionados com aumento de câncer e problemas hormonais, como os parabenos. Ainda nesta categoria entram, com o nome de fragrâncias, os perigosos ftalatos, além do óleo mineral que é derivado do petróleo.

Então, escolher produtos que contenham matérias primas seguras é a chave para tornar-se mais “limpo”. A Citróleo oferece uma aliada alternativa: além de serem produzidos com o mais alto padrão de qualidade, seus ingredientes são livres de agentes sintéticos, tóxicos e sua eficácia é comprovada sem nenhum teste sequer em animais.

 

E na minha rotina de beleza, como adicionar?

E como transparência é uma das marcas registradas da Citróleo, Clean Beauty é o que melhor define seus produtos. Afinal, a redução do impacto ambiental nas escolhas de consumo, é um dos suportes fundamentais da empresa, assim como o do movimento pela beleza segura e limpa. E não faltam exemplos, já que cada vez mais é possível colocar escolhas menos (ou nada) tóxicas dentro da rotina diária de beleza.

Só em 2019 foram lançados mais de 1000 produtos no mundo todo contendo Manteigas de Murumuru, Cupuaçu e Ucuúba, além dos Óleos de Pracaxi, Babaçu e Buriti. Todos esses produtos são oferecidos pela Citróleo, na forma não refinada, garantindo qualidade, performance e multifuncionalidade.

A Citróleo ainda conta com a linha CitroGreen, de ativos 100% naturais, puros e dermatologicamente aprovados, ou seja, não tóxicos. Além disso possuem composição clean, são altamente eficazes e livre de conservantes. Essa linha, composta de óleos vegetais e essenciais potencializados pelo Alpha Bisabolol Natural, exclusivo da Citróleo, contém soluções da tríade natural-sustentável-seguro para corpo, rosto e cabelos.

 

Onde você quer estar daqui 5 anos?

Mas dentro desse mar de lançamentos, como identificar um produto verdadeiramente clean? Primeiramente, confiança nas matérias primas! Ao ler a descrição dos rótulos, é possível identificar produtos potencialmente perigosos, tóxicos e não seguros para uso à longo prazo. E, em segundo plano, ver o posicionamento das empresas. O verdadeiro valor de origem vai além do greenwashing muito praticado, ele envolve comprometimento ambiental, social e sustentável.

O Grupo Citróleo oferece ao mercado uma proposta de valores diferenciados, que atendem às mais exigentes e conscientes buscas por novas matérias-primas. Seu compromisso pode ser comprovado através das mais diversas ações da empresa, seja no norte do Brasil ou na produção do Citrue Bisabolol Natural e Orgânico, no estado de Minas Gerais.

Nas palavras de Rich Gersten à Fobres (em abril de 2019), clean beauty e natural não são mais itens que diferenciam produtos, são fatores essenciais que manterão os produtos no mercado. Ou seja, para manter-se competitivas, em um futuro nada distante, as empresas de cosméticos devem estar alinhadas com produtores que mantém suas operações limpas e transparentes, além dos produtos eficazes e mais naturais possíveis.

Assim, de acordo com a Mintel, 57% dos compradores avaliam os valores éticos das empresas, de modo que isso pode se tornar um fator de boicote; a NPD recentemente reportou que o setor Clean Beauty cresceu 42% de 2017 a 2018, gerando novas oportunidades de negócios e privilegiando o compromisso de empresas sérias como a Citróleo com os seus consumidores.

 

Uma nova empresa para um novo mercado

Neste mesmo sentido, a agência Disko comprovou que 7 à cada 10 consumidores Millennials (um dos grandes impulsionadores desta ação) estão dispostos a gastar mais em produtos com posicionamento ético e inclusive gastam 73% mais por produtos de origem transparente. Então, orgulhosos de ser uma empresa 100% brasileira e completamente transparente, a Citróleo cada dia mais move seus esforços para tornar-se referência mundial de fornecimento Clean Beauty!

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.